Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Clarice Lispector - Personalidade Limítrofe ou Borderline


Antes de começar o tema do mês de Dezembro relacionado com o TOC como POSSÍVEL comorbidade do TPB não resisti em publicar para vocês uma entrevista da escritora Clarice Lispector que me causou muito interesse a nível de análise da sua incrível personalidade.

Catalogada por alguns como ermita (como ela mesmo fala) e por outros como estranha, Clarice denota em todo o seu discurso forte característica depressiva, de inadequação social, angustias e desesperos infindáveis, aborrecimentos perante a vida absolutos e de forma quase contínua... estes e muitos outros sintomas ficam evidentes nesta pequena mas tão maravilhosa entrevista.

A luta pela descoberta do seu Self fez-se evidente nas suas narrativas que deixou para todos nós.

Como ela mesma falou a certa altura da sua entrevista:

"Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..."

"Eu não sou uma profissional. Só escrevo quando eu quero. Eu sou amadora e faço questão de continuar sendo amadora.
Profissional é aquele que tem uma obrigação consigo mesmo ou então em relação ao outro... eu faço questão de não ser uma profissional. Para manter a minha liberdade!..."


Interview with Clarice Lispector - São Paulo, 1977 (English subtitles)




Quantas Clarice's haverão no mundo sem coragem de se assumir apenas porque a sociedade não permite?...
Apenas para reflexão!


Acompanhe a sua Obra e Vida na seguinte Playlist do Youtube:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLuoHW7HNDvEO_sjvWwtk0q4HxP9aT_ggW


By: L.M. - Blog Apenas Borderline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.