Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Fatores que desencadeiam o TPOC


Continuando o tema do último mês deste ano (o TPOC como possível comorbidade do TPB) vamos falar hoje sobre o fator principal que parece estar na origem do transtorno e manutenção do mesmo:
Fator ambiental relacionado principalmente à família.


Os indivíduos portadores do Transtorno de Personalidade Obsessivo Compulsivo crescem no meio de comportamentos de controle de punição e reforçamento negativo para controlar o comportamento do indivíduo.Defina-se como punição um tipo de atitude que impede um determinado comportamento de voltar a ocorrer.

Voltando a falar dos fatores ambientais e especificar melhor do que estamos falando:

- Os pais destes indivíduos normalmente tomam atitudes de firmeza, repressão, inflexibilidade e muitas vezes de punição (física e/ou emocional). Os pais ou cuidadores destes indivíduos são indivíduos que também possuem regras rígidas a respeito de "educação" e manifestam esses comportamentos com os filhos.

- Os indivíduos com TPOC crescem com uma submissão excessiva às exigências dos pais (ou cuidadores) que é mantida pelo reforço negativo. Submetem-se à repressão, submissão, inflexibilidade para evitar punições, represálias e/ou críticas. O indivíduo ao observar o comportamento rígido (jamais se entenda esta rigidez neste caso por comportamentos saudáveis ou corretos) e vai construindo a sua personalidade à semelhança dos pais.

- A aprendizagem destes indivíduos baseia-se em termos de responsabilidade que resultam em culpa e ansiedade quando não são seguidos. Esses indivíduos desde crianças são expostos a regras de responsabilidade e moral rígidas distorcidas.

Hoje a publicação é bem pequena e básica, apenas com função de explicar a origem deste transtorno, pelo menos até onde se sabe no momento.


No próximo artigo vamos entender melhor como os indivíduos com Transtorno de Personalidade Obsessivo Compulsivo se vêm a eles mesmos e vêm os demais, ou seja, a sua forma de ver o mundo.
Isso e muito mais até ao final deste mês.


Até breve.

By: L.M. - Blog Apenas Borderline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.