Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Terapia do Esquema de Jeffrey Young


Voltando ao TPOC como POSSÍVEL comorbidade do TPB,  e falando hoje sobre uma das terapias que mais têm resultado, especialmente no Brasil, tanto num como no outro transtorno, hoje vamos falar sobre a Terapia do Esquema de Jeffrey Young.
A Terapia do Esquema de Jeffrey Young foi desenvolvida especialmente para trabalhar com indivíduos com transtornos de personalidade que foca nos modelos iniciais desadaptativos.

Vale sempre a pena lembrar que qualquer transtorno de personalidade será sempre mais complexo que os ditos transtornos clínicos do Eixo 1 e com toda a certeza uma terapia de longo prazo e exigirá muito mais tanto do profissional como do paciente.

Este modelo ou terapia entende os transtornos de personalidade sob 3 pontos básicos:

- RIGIDEZ E INFLEXIBILIDADE NA PERSONALIDADE - O mesmo padrão de comportamento tende a mentar-se mesmo que os contextos sociais, econômicos ou ambientais mudem.

- EVITAÇÃO - Evitação cognitiva de acontecimentos, situações ou lembranças que possam ativar os gatilhos de atos ou sentimentos aversivos. O indivíduo opta por suprimir todos e quaisquer relacionamentos ou contato com o que lhe causa algum tipo de transtorno à sua "rotina de bem-estar".
A evitação comportamental neste caso faz com que o indivíduo, pelas suas certezas ou suposições, evite lugares, pessoas ou situações e desta forma o seu mundo fica cada vez mais pequeno e as relações cada vez mais reduzidas. Tudo isso para evitar o sofrimento emocional.

RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS DISFUNCIONAIS - Os relacionamentos destes indivíduos adquirem uma disfunção crônica. A não permissão de se darem e desfrutarem dos demais causa distanciamento, falta de empatia e a cada dia uma dificuldade maior de confiança nos demais. É muito raro acontecerem vínculos de intimidade maior com este indivíduos... não porque eles sejam desprovidos de emoção mas precisamente o contrário. Eles foram machucados demais por esse excesso e por isso deixaram de acreditar e passaram a evitar a qualquer custo.


Este modelo vai, portanto, trabalhar nestes três principais aspetos. Este esquema trabalha especialmente nos esquemas iniciais desadaptativos como: temas extremamente estáveis e duradouros que se desenvolvem durante a infância, são elaborados durante a vida do indivíduo e são disfuncionais em grau significativo.

Os sistemas desadaptativos mais prevalentes em indivíduos com Personalidade Obsessiva Compulsiva são 4:

- NEGATIVISMO E PESSIMISMO: estes indivíduos focam o seu dia-a-dia nos aspetos negativos da vida e abolem praticamente toda a positividade que possa surgir através do seu negativismo exacerbado.
Os seus pensamentos de negatividade e suposições pessimistas tornam-se até por vezes delirantes devido à sua improbabilidade causados pelas ações derrotistas.

- INIBIÇÃO EMOCIONAL - O indivíduo evita demostrações de sentimentos ou expressões espontâneas por pavor ao sentimento de desaprovação, sentimento de culpa ou perda de controle. Eles inibem os seus sentimentos e espontaneidade para não aumentarem a possibilidade de serem expostos a situações desconfortáveis ou que saiam fora do seu controle.

- INFLEXIBILIDADE - Esses indivíduos creem que só estando á altura no desempenho de padrões e regras muito elevados por eles mesmos criados são dignos de interagir na sociedade e isso quase nunca acontece com eles. São extremamente exigentes consigo mesmos e com os outros. Como consequência os sintomas de ansiedade e insatisfação são sempre elevadíssimos.

- PUNIÇÃO - Estes indivíduos elaboram esquemas de punição para aqueles que não cumpram as suas normas. Por isso são habitualmente indivíduos intolerantes, impacientes, extremamente críticos com o comportamento de todos que não estão dentro do padrão que eles esperam, inflexíveis, rígidos, muitas vezes agressivos devido à sua impulsividade e ansiedade sempre presente na sua conduta.

Jeffrey Young chamou ao modelo de tratamento destes transtornos de esquemas desadaptativos... e no próximo artigo continuaremos a falar disso mesmo.
Se estiver interessado não deixe de nos seguir.

By: L.M. - Blog Apenas Borderline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.