Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Personalidade e Transtorno de Personalidade - O que vem a ser um e o outro?


Personalidade e Transtorno de Personalidade são uns dos conceitos mais antigos na psicologia mas que, me parece, que ao mesmo tempo todos nós temos alguma dificuldade em entender e definir.Então esta publicação tem a ver com isso mesmo: esclarecimento e definição do que é um e o outro.
Pela minha experiência, quando questionados, tanto indivíduos sem conhecimento específico, estudantes ou mesmo especialistas da área, existe uma certa dificuldade muito evidente na definição do fenômeno. Mas uma coisa fica evidente: todos eles entendem como personalidade um padrão de respostas que se manifestam de uma forma habitual numa variedade de respostas nas vidas de cada um. Esse padrão de respostas ou comportamentos (como queiram chamar) é o que torna cada indivíduo único e isso é, sem dúvida a sua PERSONALIDADE!

Quando o termo "TRANSTORNO" se aborda, nos referimos a comportamentos que se desviam acentuadamente dos hábitos aceitáveis da sociedade ou cultura. (diferencie-se sociedade e cultura mediante o meio que o indivíduo está inserido). O indivíduo não responde ou não atende conforme as expectativas da sociedade em que está inserido... não segue por si só à regras pré-definidas do que é ser "normal"!
Por isso é muito delicado e relativo quando se determina como transtorno um comportamento que é visto como psicopatológico do ponto de vista sócio-cultural... até mesmo econômico.Na verdade o que seria correto era analisar cada um a nível de comportamentos dentro de cada contexto e não colocar tudo dentro do mesmo padrão.
Cada comportamento tem sempre um contexto e é isso que tem de se ter em conta! Só assim podemos entender e trabalhar as variáveis que determinam cada comportamento e poderemos eventualmente chegar a algum bom porto!



Lembrem-se sempre:Cada Ser é Único... haja como tal!!

By: L.M. - Blog Apenas Borderline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.