Total de visualizações de página

sábado, 1 de novembro de 2014

SESSÃO DE TERAPIA - BIANCA - Uma mulher com TPD


Assistindo à terceira temporada da série televisiva na versão brasileira Sessão de Terapia, me deparei com um caso muito curioso: na primeira consulta existe um personagem de nome Bianca que preenche todos os requisitos de uma mulher com Transtorno de Personalidade Dependente e, curiosamente, o seu marido de um homem com Transtorno de Personalidade Borderline. Ambos os casos são de fator muito grave então destaca-se a tensão emocional dos episódios com esta paciente de nome Bianca. 
Falando dobre o caso em público uma pessoa opinava que hoje em dia já não deveria haver casos desses, que os tempos são outros mas que infelizmente os padrões limitantes são os mesmos que na época dos nossos avós e bisavós.
Pois bem, eu ouvi e devo ter ficado com aquela cara de paisagem, sabem!?
Aquela que a gente pensa que é melhor não falar nada, virar as costas e continuar deixando a ignorância tomar conta das criaturas porque as pessoas só ouvem o que estão dispostas a ouvir e não o que queiramos que elas ouçam e menos que entendam.


Eu jamais posso conceber, nem hoje nem em nenhuma época da história da humanidade, relações saudáveis onde hajam respeito e amor que a mulher ou o homem se disponham a papéis onde não se sintam confortáveis só para agradar seja a quem for, muito menos aos parceiros/as que são aqueles que supostamente escolheram para passar o resto das vidas (ou deveria). Se assim fosse a vida dessas mulheres ou homens seria muito infeliz, insatisfeita e privada de identidade.
O que existe sim são patologias que podem originar determinados comportamentos dependentes e manipuladores, até agressões físicas e verbais, mas isso é exclusivamente problema dos dependentes e não dos dominadores. Com toda a certeza que se chega a existir um estado de violência, seja ela qual for, o problema será dos dois (agressor e vítima permissiva) mas nesse caso já estaremos a tratar de dois pacientes e dois diagnósticos completamente diferentes.
A personagem deste capítulo da Sessão de Terapia é portadora de Transtorno de Personalidade Dependente. Ela não vive, apenas existe!
O marido é sem dúvida igualmente doente mas o mais lamentável é a mulher que se permite ser subordinada e manipulada, sem ter direito de expressar suas opiniões, seus desejos, seus sentimentos, sem ter o direito de viver e ser o que realmente é ficando condicionada a obedecer aos padrões degradantes e insensatos, impostos pelo parceiro que vive, no caso e na minha opinião (até ao que vi até agora), de forma absolutamente consciente de tudo o que faz para manter o controle sobre ela.
Como falou o terapeuta da série e muito bem, "ela fica na ilusão que alguém machuca alguém sem querer!"
Todos nós só cometemos o mesmo erro apenas uma vez, a segunda não é um erro mas uma permissão alheia!!

Ela, pela perda dos pais e do irmão, adquiriu uma visão distorcida e vê o marido como gostaria que fosse e não como ele é.
Ela é portadora de TPD em grau muito grave. Age de uma forma idealizada acreditando que no final tudo irá dar certo, que o marido é a melhor pessoa do mundo e piora quando ela tem a consciência da verdade mas prefere acreditar na mentira!
Ela limita a sua consciência de si mesma e dos outros. Sua percepção limitada permite que ela seja ingênua e acrítica. A tolerância limitada para os sentimentos negativos, percepções ou interação resulta na inépcia interpessoal e logística que já acredita ser verdade sobre si mesma. A sua estrutura defensiva reforça e realmente resulta na verificação da auto-imagem miserável que possui. E tudo em nome do "Amor"...

Infelizmente isso não é absolutamente caso único nem muito menos de épocas antigas. Acontece Agora, aconteceu antes e acontecerá sempre. Está acontecendo neste momento em milhares de lares por todo o mundo e sem que seja possível identificar por idade, sexo, condição física, social ou econômica. É um transtorno e tem de ser assumido, tratado e eliminado ou responsabilidades terá de ser assumidas um dia pelos dois!
Verdade... a mocinha da história tornar-se-á a vilã quando o filho crescer e lhe perguntar o porquê de ter permitido crescer naquele ambiente desestruturado e doentio.
Onde alguém já pensou ser possível associar limitações, autoritarismo, cobranças, egoísmo, agressividade, possessividade, ofensas físicas e psicológicas ao Amor? Chego a ter pena do ser humano porque se assim o pensa jamais soube o que é Amar ou ser Amado.

O Amor real é libertador, ele te deixa totalmente livre para você expressar sua alma e ser você mesma, esse Amor te inspira, te compreende, te anima, te motiva a fazer coisas que você realmente gosta, ele não te obriga a nada, ele te deixa à vontade para você simplesmente ser quem você é.
Ele te dá a hipótese de escolher o que você quer para a sua vida, ainda que aos outros pareça uma insanidade... e que importa a opinião alheia? Importa que você seja feliz a cada dia, que sorria pelas manhãs quando desperta e volte a sorrir quando se deita ao final do dia.
Esse é o prazer real da existência e, quando descobrimos esse Amor saudável, percebemos também como o mundo está repleto de atrocidades cometidas em nome do tal "Amor" doentio. Quantas pessoas se enganam, achando que a felicidade está em ser submissa/o ao/à companheiro/a que ama, em obedecer e aceitar tudo que ele opina. Alguém disse um dia que "onde tudo é permitido, desconfio que haja Amor"!!


A maioria das pessoas nunca souberam ou apenas perderam o sentindo e o verdadeiro significado da palavra "Amor"... a fragilidade faz mascarar a palavra com o sentido mais belo do mundo.
Essa palavra que é tão sublime é muito mais que um sentimento para quem sabe o seu real significado. É uma forma de vida! É ele que tem o poder de nos manter aqui... o Amor é transparente, é só de um significado. O resto não é Amor!
Você se Ama? Consegue sentir Amor por você mesma/o? Feche os olhos e busque bem fundo... se não consegue sentir certamente não sentirá por mais ninguém. Não porque você seja má pessoa mas penas porque você nunca foi ensinado a Amar!
Boa notícia: há sempre tempo de apender!


Para quem queira assistir à série completa Sessão de Terapia versão Brasileira acesse:
ASSISTIR SESSÃO DE TERAPIA - TODAS AS TEMPORADAS ONLINE

http://megafilmeshd.net/series/sessao-terapia.html

Para quem queira assistir à série completa versão Americana Dublada e Legendada acesse:
ASSISTIR "IN TREATMENT" - TODAS AS TEMPORADAS ONLINE
http://www.seriesvideobb.com/2012/10/assistir-in-treatment-1-temporada.html

http://www.seriesvideobb.com/2012/10/assistir-in-treatment-2-temporada.html

http://www.seriesvideobb.com/2012/10/assistir-in-treatment-3-temporada.html


Para quem queira assistir à série completa versão Argentina em castellano (idioma original) acesse:
ASSISTIR "BEPITUL" - TODAS AS TEMPORADAS ONLINE
https://www.youtube.com/user/EnTerapiaTvPublica/playlists

By. L.M. - Blog Apenas Borderline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.