Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Como as pessoas com TPOC se vêem e vêm os outros


Os indivíduos com Transtorno Obsessivo Compulsivo têm uma visão de si mesmos de pessoas responsáveis, competentes, meticulosos e confiáveis. Já a forma como eles vêm os demais costuma ser bastante crítica, ou seja, tudo ao contrário deles: irresponsáveis, incompetentes, casuais e preguiçosos. Isso tudo baseado no que referi no artigo anterior das causas do transtorno. Crenças rígidas e distorcidas da realidade do que é ser saudável. Eles se comportam como tendo a certeza de que sabem o que é melhor, os detalhes de cada coisa são super importantes, todos os demais deveriam se esforçar tanto como eles em todas as situações, etc. Tudo isso leva a uma necessidade de controle dos demais na forma organização, crítica e punição. Ou seja eles tendem a repetir rituais mesmo que muitas vezes de forma inconsciente, porque o aprendizado deles foi deficiente e não têm outras bases de referência, mesmo que muitas vezes isso os tenha feito sofrer.

Essas características e o medo de cometerem erros fazem com que esses indivíduos se isolem. A forma de olhar o mundo rígida destes indivíduos vão, pela vida fora, impedindo as mudanças do seu comportamento e personalidade.A necessidade de evitar erros a qualquer custo, qualificar os erros como intoleráveis, o cuidado e método que têm de ter com tudo faz com que a ansiedade destes indivíduos seja uma característica que não os abandona jamais,vão onde forem e estejam com quem estiverem.

A rigidez do que é certo ou errado na vida é demasiadamente notória e marcante nestes indivíduos. O perfeccionismo é extremo, ou seja, se não está feito da forma que ele considera certa então é completamente errado, sem sentido!A preocupação com a suposta evitação de desastres é notória, ou seja, eles têm a ideia que se fizerem as coisas da forma certa, repetir hábitos que deram sempre certo, só assim poderão evitar acidentes ou eventos desagradáveis. 
O poder das preocupações está sempre presente nesses indivíduos impedindo-os de ter momentos de relaxamento, mesmo que por vezes eles tentem mostrar o contrário por meio da negação. Mas mais tarde falaremos disso.

No próximo artigo falarei duma forma de terapia que costuma funcionar muito bem nos indivíduos com Transtorno de Personalidade Obsessivo Compulsivo.

Até breve.


By: L.M. - Blog Apenas Borderline


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.