Total de visualizações de página

sábado, 29 de novembro de 2014

TPD pode ter outros transtornos como Comorbidade?


Com toda a certeza o TPD pode e terá outros transtornos como comorbidade. Os mais comuns são Transtornos Depressivos como a Distimia, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtornos alimentares como a Bulimia ou Anorexia e muitos outros sintomas que ainda não tivemos oportunidade de falar aqui no blog como o caso de fobias, obsessões, compulsões, irritabilidade, impulsividade, etc. Sem ajuda os portadores deste distúrbio não irão se enxergar, pois acham que são apenas traços da sua personalidade.
O mais provável é se indignarem se um amigo ou familiar lhe apontar alguma dessas características e as relacionar com o fato da dependência.

O problema aumenta quando por falta de não quererem enxergar a realidade não procuram ajuda para saírem desse sofrimento que causam a elas mesmas e aos que os rodeiam e necessitam da sua assistência e atenção (como muitas vezes acontece com os próprios filhos ou dependentes familiares) podendo resultar em problemas de angustia, impotência e sofrimento desmedidos a todos.

O Transtorno de Personalidade Borderline pode ser igualmente também uma comorbidade do TPD e/ou vice-versa.
Por essa e muitas outras razões vou abordar cada uma destas questões de forma pontual a cada mês mas focada apenas na forma de comorbidades do TPB/TPL.
Nas próximas publicações falaremos sobre isso mesmo: sintomas e transtornos como comorbidades do Transtorno de Personalidade Borderline/Transtorno de Personalidade Limítrofe e das formas mais eficazes como os tratar e combater.

Mas voltando ao Transtorno de Personalidade Dependente, e para terminarmos o tema deste mês que foi dedicado a este transtorno, hoje não conheço nenhum medicamento que cure ou trate este transtorno na forma original. As terapias PSI são as mais indicadas para o tratamento e a razão é perfeitamente entendível para todos:
Não existe pílula que cure a dependência duma pessoa por outra, apenas uma terapia eficaz poderá moldar, orientar e tentar educar a forma como o indivíduo vê e sente a si mesmo e às situações que o rodeiam.
O auto-conhecimento do paciente é o objetivo principal em todos os tratamentos terapêuticos, quer sejam eles apenas cognitivos, comportamentais ou cognitivo-comportamentais, mas nos casos de Transtornos de Personalidade é essencial.


Não deixe de nos seguir... as respostas a muitas das suas questões podem estar aqui mesmo.

By: L.M. - Blog Apenas Borderline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.