Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de junho de 2015

Bipolaridade - Dicas para apoiar a pessoa com depressão


Se a pessoa está deprimida, é possível, além de apoiá-la no tratamento: 

Dizer-lhe que ela é importante e que se preocupa com ela 
É bom expressar preocupação com a pessoa, mas não ao ponto de ela se sentir oprimida e desamparada. 

Não obrigue a pessoa a falar ou a “acordar para a vida” 
Quando uma pessoa está deprimida, ela pode não ser capaz de dizer o que sente ou qual tipo de ajuda precisa. 
Evite dizer à pessoa que tem de se recompor ou ”acordar para a vida”. 
Por vezes, simplesmente estar presente, sem dizer o que ela tem de fazer, pode ser reconfortante. 

Considere o risco de suicídio 
Embora nem todas as pessoas com transtorno bipolar sejam suicidas, a depressão é um momento de elevado risco de suicídio. Para mais informação sobre sinais de alerta para o suicídio e formas como os cuidadores podem ajudar, veja Ajudar a prevenir o suicídio. 

Encoraje-a a alcançar pequenos objetivos 
Não tente obrigar a pessoa a fazer algo que ela ache muito enervante ou que para ela seja excessivo. Considere encorajá-la a fazer algo mais fácil, especialmente se isso lhe proporcionar uma mínima sensação de concretização ou de prazer. Se necessário, divida a tarefa em passos ainda menores (por exemplo, se estiver mesmo muito doente, convide-a primeiro a tomar sol, antes de convidá-la a dar um passeio). 

Não tente assumir o controle 
Se verificar que a pessoa está fazendo as coisas de modo muito devagar, não se sobreponha nem faça tudo por ela. Se a pessoa estiver tão deprimida a ponto de não ser capaz de concretizar certa tarefa, considere fazê-la temporariamente ou delegá-la a alguém. 

Encoraje uma rotina diária sempre que possível 
O humor bipolar pode quebrar a rotina ou os padrões de sono da pessoa, e essa quebra pode agravar o humor. Por exemplo, dormir durante o dia pode dificultar o adormecer à noite, e deitar e acordar em horas certas pode ajudar. Ter algo a fazer pela manhã pode ajudar a pessoa deprimida a levantar-se na hora certa. 

Proporcione algum sentido de perspectiva 
Ajudar a pessoa a perceber suas conquistas (independentemente de quão pequenas forem) pode ter um efeito positivo em seu humor. Considere ainda mencionar eventos e experiências positivas caso estes aconteçam (reconheça quaisquer boas notícias que a pessoa receba). Tenha em mente que aquilo que conforta uma pessoa não é necessariamente o que conforta outra.

Por exemplo, enquanto algumas pessoas com sintomas de depressão pensam que irão se sentir melhor com o tempo, para outras pessoas esse pensamento pode não significar nada. 

Se a pessoa fica apreensiva excessivamente e está preocupada com um problema em particular, considere uma das seguintes opções: 

• diga-lhe que os problemas parecem ser maiores do que são na realidade por causa da doença e sugira adiar a solução até que a pessoa se sinta melhor; 

• convide a pessoa a fazer algo que a distraia de suas preocupações; 

• se a pessoa não estiver muito doente, converse com ela sobre as possíveis soluções para o problema e ajude-a a fazer algo simples no sentido de resolvê-lo. 

Seja amável, paciente e atencioso com a pessoa, mesmo que seus atos não sejam recíprocos ou que aparentem não estar ajudando 

É possível sentir-se frustrado se seu apoio não aparenta estar ajudando e é compreensível sentir-se assim. A depressão pode ser persistente. Não pare de dar apoio à pessoa apenas porque aparentemente ela não está melhorando, apreciando ou retribuindo seus esforços. Enquanto a pessoa estiver deprimida é difícil apreciar seja o que for. No entanto, ela poderá ainda necessitar de seu apoio. 

É vital tomar conta de si próprio quando a pessoa que apoia está deprimida, uma vez que os cuidadores podem ficar exaustos e também deprimidos. 

Para ter noção de como lidar com sinais de alerta ou sintomas iniciais de depressão, veja Formas de ajudar a pessoa com sinais de alerta de depressão.

Isto e muito mais podem encontrar no Guia de Cuidadores de Pessoas com Transtorno Bipolar publicado na primeira postagem do mês de Maio/2015.

Grata pela preferência.
Voltem sempre!

By: L.M. - Blog Apenas Borderline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.