Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Bipolaridade - O que se deve considerar quando decidir a quem e o que contar


Quando decidir como e a quem contar sobre a doença da pessoa e sobre a sua função como cuidador, poderá ajudar se se perguntar: 

• Quem precisa saber? 
• Quem tem a capacidade de ouvir, criar empatia e dar apoio? 
• Quem irá respeitar a confidencialidade dessa informação? 
• O quanto a pessoa precisa saber (por exemplo, alguém que lhe é próximo e em quem você confia precisa saber mais do que um conhecido)? 
• O que já sabe essa pessoa sobre o transtorno bipolar? 
• Como poderá explicar os fatos de forma que faça sentido a essa pessoa em particular? Por exemplo, se houver crianças na família, elas precisam de uma explicação apropriada sobre a doença e devem ser autorizadas a questionar.
As crianças devem saber quais comportamentos fazem parte da doença apenas quando forem suficientemente capazes para o entender.

Isto e muito mais podem encontrar no Guia de Cuidadores de Pessoas com Transtorno Bipolar publicado na primeira postagem do mês de Maio/2015.

E você que é bipolar, ou sofre de qualquer outro transtorno psiquiátrico, lembre-se que o seu diagnóstico e condição interessam somente a você e aos seus profissionais de saúde... eventualmente a quem possa ajudar de forma positiva.
Você já tem de lidar com demasiadas condições e regras, não precisa de ter também o estigma e descriminação contra si. Infelizmente a sociedade ainda vê as doenças psiquiátricas de forma preconceituosa, assim que quantas menos pessoas desnecessárias souberem melhor para todos.
Você tem a doença, não é a doença!


Grata pela preferência.
Voltem sempre!

By: L.M. - Blog Apenas Borderline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.