Se a pessoa está maníaca ou hipomaníaca, é possível, além de apoiá-la no tratamento:
Ajudar a criar um ambiente calmo
Reduzir os desencadeadores que podem piorar os sintomas pode ajudar (por exemplo, reduzir estímulos que pioram mania ou hipomania, como barulho, desorganização, cafeína, encontros sociais). Se o médico prescreveu medicação para ajudar a pessoa a relaxar, a descansar ou a dormir para reduzir a sua mania ou hipomania, pense sobre de que forma poderá ajudar a pessoa a efetivamente atingir isso.
Não acredite que tem de participar dos inúmeros projetos e objetivos da pessoa
Tenha cuidado para não ser arrastado pelo humor maníaco ou hipomaníaco da pessoa.
Formas de comunicação quando a pessoa está maníaca ou hipomaníaca Responda honesta, ponderada e sucintamente e evite entrar em longas conversas ou discussões com a pessoa. Pessoas com humor elevado estão vulneráveis e sensíveis, apesar de sua confiança aparente, tendem a ofender-se facilmente. Se a pessoa começar a discutir, tente não se envolver.
Considere adiar a discussão (por exemplo, diga num tom amável, mas firme, algo como: “Sei que este tema é importante para você e temos de discuti-lo, mas agora estou chateado e cansado. Discutimos esse assunto amanhã de manhã quando eu estiver pensando melhor”). Também pode ajudar falar sobre temas neutros.
Estabeleça limites para determinados comportamentos
Se o comportamento da pessoa é muito arriscado ou abusivo, pode ser necessário estabelecer limites a seu comportamento.
Isto e muito mais podem encontrar no Guia de Cuidadores de Pessoas com Transtorno Bipolar publicado na primeira postagem do mês de Maio/2015.
Grata pela preferência.
Voltem sempre!
By: L.M. - Blog Apenas Borderline
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.