Total de visualizações de página

domingo, 24 de agosto de 2014

Abuso Sexual e TPBorderline


O abuso sexual ocorre quando existe um jogo ou até mesmo o ato sexual, entre adultos (sexo diferente ou o mesmo sexo) contra crianças, adolescentes ou mesmo outros adultos sem consentimento mútuo e em que o abusador  visa suas fantasias ou satisfação sexual e tem consciência do ato.

Estas práticas geralmente são impostas às crianças ou adolescentes, através de violência física, ameaças, ou em alguns casos, induzindo-as, convencendo-as. Não é difícil convencer uma criança de tenra idade de que o que está acontecendo é normal... crianças vão construindo a sua noção de certo ou errado conforme crescem e são expostas a situações e depois quando as comparam com a realidade social.O problema é que até então estas crianças costumam estar o bastante isoladas do meio exterior e quando chega a hora de terem de começar a sair do casulo (por exemplo do dia que têm de começar a frequentar a escolinha) e depois as ameaças e chantagens aparecem.
No abuso sexual, a criança é despertada para o sexo precocemente, de maneira deturpada, traumática, ficando com marcas para o resto da vida, podendo desenvolver comportamentos patológicos como aversão a parceiros do mesmo sexo do abusador ou, por outra, promiscuidade e uma sexualidade descontrolada, entre outros.

A criança ao ser abusada sexualmente é desrespeitada como ser humano, tem seus Direitos violados, e piora quando as estatísticas falam da ´possibilidade destes abusos acontecerem dentro do seu próprio ambiente familiar ou afetivo. "Família" é suposto proteger uma criança e não de a condenarem a uma vida desgraçada.As marcas do abuso sexual podem ser físicas ou psicológicas. Quando as físicas não são notórias de início provavelmente vão aparecendo com o tempo e os distúrbios de comportamento começam a aparecer... e é aqui que começamos a falar mais diretamente do TPB - Transtorno de Personalidade Borderine.Aqui podemos considerar o exemplo da automutilação mas disso falaremos mais noutro dia duma forma mais cuidada.
Neste momento tive de conter os meus dedos e mandar que não seguissem o meu pensamento. É aqui que eu vejo o quanto consegui progredir e tenho a certeza absoluta que um transtorno Borderline tem cura sim! de ouro modo a impulsividade tomaria conta da escrita e não conseguiria passar nada de produtivo no meu texto.

Você que acha tão alucinado um Bordelrine que, por exemplo, pratique cutting ou que seja agressivo quando enfrenta uma situação de estresse ou choque, você que o acha frio quando ele te quer abandonar (ou mesmo abandona) porque cansou de esperar por dias ou momentos melhores ou ainda que vive desconfiando de quem está a seu lado por não conseguir confiar em ninguém... você... sim, você... só pense no que seria de você se isto tivesse acontecido consigo!?
É fácil: só tem de se tornar humano e colocar-se no lugar do próximo!
Nem todo o mundo nasce em berço de ouro!!! E defino berço de ouro como um lar onde uma mãe e pai se amam e te amam incondicionalmente, te protegem e não descuidam de um ser indefeso em nenhum sentido.O julgamento sem conhecimento prévio é muito fácil e igualmente muito cruel.

Gostava de alertar também para mais uns aspetos sobre o abuso sexual: este pode acontecer de várias formas e com ou sem contato físico.
O abusador geralmente ao praticar o abuso sexual toca fisicamente a vítima, mas pode haver abuso sexual sem o toque físico... e imaginem, que inocência a minha (sarcasmo, claro), mesmo que a criança consinta será abuso!
Ainda hoje existe a terrível e absurda ideia de que uma criança menor de idade, ainda sem capacidade de decisão ou definição de personalidade alguma, tem a capacidade de decidir algo deste tipo. Piora quando uma criança masculina é abusada por um adulto do sexo feminino. Aí o absurdo dobra! O ser humano e a sociedade está impregnada de um machismo tal que deixam de importar valores éticos, morais, respeito, dignidade... Se uma criança menor de idade é abusada por uma mulher adulta então ele passa a ser um garanhão e ela deixa de ser abusadora.
O fato real aqui é que as consequências psicológicas irão ser absolutamente as mesmas! O cérebro duma criança não tem sexo, apenas idade e as experiências a que é sujeita.

O abusador pode tocar a vítima sob forma de carícias, beijos, toques nas diversas partes do corpo consideradas erógenas ou sexuais, relações sexuais tanto vaginais, anais, orais ou mesmo submeter a vítima a praticar uma espécie de exibicionismo de forma alternada com ele. Também existem os voyeurs que resolvem perseguir as vitimas por onde elas andem na esperança de encontrar algo que os excite.
Alguns abusadores vêem fitas e revistas pornográficas com suas vítimas, alegando que precisam "ensiná-las", despertando sua sexualidade de uma forma precoce e deturpada. Às vezes, nestes casos, o abusador chega a manter contatos mais íntimos, sob a desculpa que "está apenas ensinando", à vítima.

Não é absolutamente nada difícil encontrar casos de gravidez decorrentes deste tipo de abusos e também hoje em dia também não será raro a transmissão de doenças sexuais transmissíveis como o caso da AIDS.
Os adultos abusadores na maioria das vezes são parentes de sangue da criança ou adolescente: (pai, irmãos, avós, tios, primos, etc), parentes por afinidade:padrasto, esposo da tia, etc.), amigos próximos ou membros de comunidades ou simplesmente responsáveis pelos mesmos: (tutor, padrinho, etc).
Se você foi, está sendo ou tem conhecimento de alguma vítima de abuso sexual, precisam  falar a respeito com quem pode ajudar.Podem evitar consequências muito graves: gravidez, AIDS, ou até a morte. Gravidez na adolescência, além de um crime, é sempre uma gravidez com riscos. Um abusador para não ser descoberto pode praticar desatinos. Se você é ou foi abusado(a), procure ajuda.
Nunca é demasiado tarde!
Infelizmente há muitos casos de mães omissas: fingem não ver o que seus maridos ou companheiros praticam com seus (suas) filhos(as).

Assim que a vez que for apontar o dedo a um Borderline pense primeiro!Pode ter acontecido com alguém que você conhece ou mesmo poder vir a acontecer a alguém muito próximo a si... quem sabe até aos seus filhos!? Estas coisas não acontecem só "na porta ao lado" por infelicidade!
Os Borderline por serem indivíduos que não apresentam segurança nas diversas relações interpessoais, acredita-se também em comprometimento nas relações sexuais.
Tendo em vista que o indivíduo é considerado um ser biopsicossocial, entende-se que uma dificuldade em alguma dessas áreas pode comprometer seu desempenho social, emocional ou biológico, interferindo também em suas relações afetivas e/ou sexuais.

Existem três formas que eles podem lidar com esses e outros fatos traumáticos:
- re-experimentação dos fenômenos (lembranças intrusas, sonhos traumáticos, jogos repetitivos, comportamento de reconstituição, angústia nas lembranças traumáticas);

- evitação psicológica (fuga de sentimentos, pensamentos, locais e situações, interesse reduzido em atividades habituais, sentimento de estar sozinho, âmbito emocional restrito,transtorno de memória, perda de habilidades já adquiridas, alteração na orientação com respeito ao futuro); 

- e estado de ansiedade aumentada (transtorno do sono, impulsividade, raiva, dificuldade de concentração, hipervigilância, resposta exagerada de sobressalto e resposta autônoma a lembranças traumáticas).

Ter vivido um trauma físico e psicológico faz com que a vítima questionesua capacidade de defender-se. Ela aprende a odiar seu corpo porque ele
a faz lembrar de más experiências. Ela tem respostas dissociadas,
apresenta dificuldade de intimidade e é emocionalmente distante.Ela aprende que não pode controlar seu corpo e que outra pessoa pode tocá-la sem o seu consentimento. Ela não confia na sua memória, nos seus pensamentos e no seu senso de realidade. Essas consequências afetam
não só a vítima, mas também a sociedade em geral porque uma criança
traumatizada torna-se eventualmente um adulto que pode adotar
comportamentos agressivos ou passivos para resolver as situações e o
estresse.
As vítimas de crimes sexuais podem desenvolver desvios sexuais, tais
como vaginismo, exibicionismo, homossexualismo, voyeurismo, dentre outros... por isso vamos atuar na prevenção, informação e, essencialmente, na não condenação de patologias vítimas deste tipo de doentes mentais graves a que se dá o nome de abusadores sexuais!

Borderline não é uma doença... é um transtorno de Personalidade!
Eu acho que ficou clara uma das razões desse distúrbio e porque os pacientes Borderline devem ser respeitados... para você não?


By: L.M. - Blog Apenas Borderline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.