Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Anedonia no Borderline


Anedonia é a total incapacidade de sentir prazer. Existe sempre no paciente com TPB uma insatisfação permanente, quase sempre visível, uma frustração constante e os objetivos de prazer que pretendem raramente chegam a consegui-los porque, para eles, por princípio são inalcançáveis.

O famoso "não consigo", "não posso", "não é para mim", "eu queria mas não...", "não, não e não" fazem parte dos seus pensamentes base e isso leva à impossibilidade de realizar o que quer que seja com sucesso e à impossibilidade de saírem do mesmo estado negativo.
Quando, contrariando estas estatísticas, o Borderline alcança algum dos seus objetivos, mesmo que seja o seu maior sonho, perde o valor quase que imediatamente e a tristeza e dor retornam como se nunca tivessem cessado. A vontade de evitar o desprazer começa a ser o principal objetivo, em vez da busca do prazer. Não sofrer nem sentir demasiada dor já está bom para eles... para quê buscar o que "sabem" que nunca vão ter!?

Este é um dos pensamentos armadilha que o paciente com TPB tem de se livrar para conseguir seguir em frente e encarar a vida de outra forma. Comportamentos necessitam ser mudados e para isso a terapia é indispensável. Trata-se de ter de continuar a moldar uma coisa que ficou pelo meio muito cedo na sua vida que se chama Personalidade. Não sendo assim a anedonia é inevitável.
Se resolverem virar as costas à realidade e continuar mascarando a dor nunca irão viver... mas sim sobreviver!

By: L.M. - Blog Apenas Borderline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.