Total de visualizações de página

domingo, 3 de agosto de 2014

Eu, o Borderline e a Superação do Transtorno - Etapa 2 (Motivação e Validação)


Entre os fatores que contribuíram para o resultado final satisfatório do meu processo terapêutico estão: a minha motivação, o estabelecimento de uma aliança terapêutica positiva e o treino do terapeuta.
Após a resistência ao tratamento na fase inicial o terapeuta viu a importância de estabelecer limites e deu certo. Muito certo. Foi estabelecido um compromisso entre nós e ficou claro que o esforço teria de vir dos dois mas que a maior parte teria de ser executada por mim: a idealização paranoide das fantasias de salvação tinham de ser dissolvidas. As intervenções do terapeuta me proporcionavam condições de reintegração cognitiva e emocional, me devolvendo a capacidade de pensar e começar a definir quem eu era na realidade e o que pretendia... ele esteve ali sempre presente e isso foi pela primeira vez bom. Aprendi então que a postura ativa do terapeuta, a delimitação e manutenção do setting, junto com o estabelecimento do contrato, ajudam a colocar uma ordem nas minhas vivências caóticas, possibilitando a continuidade do tratamento. Pela primeira vez eu me senti validada, que alguém me escutava em vez de apenas me ouvir.

Outro fator positivo foi a psicoterapia pessoal do terapeuta que permitiu o árduo trabalho com as questões de transferência que emergiram no decorrer do tratamento. Verifiquei com o passar do tempo que isto é muito comum em pacientes com TPB. Fantasias de salvação, sentimentos de culpa, transgressão de limites, raiva e ódio, ansiedade e terror, além de sentimentos profundos de desamparo, tendem acontecer igualmente em relação ao terapeuta.A dissolução destes sentimentos e me conscientizar que as decisões duma vida a nós nos pertencem, que ninguém mais é responsável pelos nossos atos senão nós mesmos e que temos sempre a escolha em nossas mãos foi o princípio duma nova etapa na minha vida.
A percepção de tudo isto transformou-se num desafio para ambos e eu penso que quando isso acontece o sucesso começa a ser uma meta bastante válida e prometedora.Posso dizer que não foi uma terapia convencional mas foi a que resultou para mim. Os objetivos foram cumpridos e os resultados alcançados.

“Se cada coisa pode ser o Caminho, a verdadeira felicidade, ninguém pode saber o que realmente representa o bem ou o mal”Deshimaru

By: L.M. - Blog Apenas Borderline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.