Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Borderline - Entre a Neurose e Psicose


Há mais de um século tem-se caracterizado os pacientes com TPB como indivíduos que se encontram numa área fronteiriça entre a neurose e a psicose.
As pessoas ficam horrorizadas quando ouvem esta designação e até muitos pacientes se recusam a aceitar o fato simplesmente pelo tabu que foi gerado à volta destas palavras.
Eu gostaria de esclarecer aqui o que significa cada uma delas e como elas se encaixam nas características de um Borderline:

NEUROSE
Neurose é um termo que refere-se a qualquer desequilíbrio mental que causa angústia e ansiedade. Porém, ao contrário da psicose e algumas outras desordens mentais, não impede ou afeta o pensamento racional.
Neurose é particularmente associada ao campo da psicanálise.
O termo conota uma doença ou desordem real, porém sob sua definição geral, a neurose é uma experiência humana normal. Segundo a psicanálise, a maioria das pessoas é afetada pela neurose de alguma forma. Um problema psicológico desenvolve quando a neurose começa a interferir com o funcionamento normal do indivíduo, causando ansiedade.

PSICOSE
A psicose é a perda de contato com a realidade, geralmente incluindo falsa confiança sobre o que está acontecendo ou quem se é (delírios), bem ouvir coisas inexistentes (alucinações).

Agora vamos esclarecer em que situação isto se pode adaptar aos pacientes com Transtorno de personalidade Borderline:
Como patologia a NEUROSE representa uma variedade de condições psiquiátricas, nas quais a angústia emocional ou conflito inconsciente são expressados através de várias perturbações que podem ser físicas, fisiológicas e/ou mentais.
O sintoma definitivo é ansiedade. Tendências neuróticas são comuns e podem se manifestar como depressão, ansiedade aguda ou crônica, tendências obsessivas-compulsivas e fobias.
Mas atenção, estes sintomas não são características de todos os Borderline. Alguns podem apresentar apenas alguns destes sintomas. Os mais comuns no Borderline são com toda a certeza a depressão, ansiedade agudas e as tendências obsessivas-compulsivas. (o TOC é uma comorbidade mais comum do que se pensa no TPB)

Já na PSICOSE os sintomas mais comuns no paciente Borderline são os pensamentos desorganizados e confusos, crenças falsas que não são baseadas na realidade como medos ou suspeitas infundadas (como por exemplo de traição), escutar, ver ou ouvir coisas que não existem (alucinações).
Uma vez mais, nem todos os pacientes com TPB apresentam todos os sintomas mas arriscaria a apontar os pensamentos desorganizados e os medos infundados como característica geral.

Como podem ver não existe nada de tão terrível e muito menos sanguinário, nem que não possa ser tratado com tempo, dedicação e persistência.

Nos casos em que existem episódios de alucinações torna-se um pouco mais complicado e terá de ser tratado com toda a certeza com medicamentos antipsicóticos mas regra geral isto é um sintoma raro a menos que o paciente tenha comorbidades, já esteja medicado e possa ser uma reação medicamentosa, abuso de álcool ou substâncias ilegais.
Quando este quadro acontece é absolutamente indispensável a comunicação ao médico e o tratamento imediato. Se não acontecer pode, numa situação de surto, criar perigo para os outros e mesmo para o próprio paciente.

Espero que tenha esclarecido a todos da melhor forma e que, mais uma vez, os termos e rótulos não sejam mais um motivo de recusa de um diagnóstico e por consequência do tratamento pela parte dos Borderline.
Para os "normais" que não seja motivo de medo de convivência e menos de escárnio ou preconceito. Essas atitudes, além de lamentáveis, são já consideradas crime, punidas por lei e sujeitas a pena. (só para informar)


O básico para o sucesso já vocês têm: um diagnóstico correto!!
A partir daí basta lutar e acreditar que ninguém é melhor que ninguém e que a meta está ao alcance de todos.
O caminho pode ser longo e têm de se capacitar disso mas é definitivamente compensador.
Eu acredito que você é capaz... e você, acredita?


By: L.M.A. - Apenas Borderline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.