Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Borderline - críticas e comportamento anti-social


Os Borderline são normalmente, desde crianças, pessoas que são rotulados como anti-sociais. Gostam de ficar no seu mundo, escolhem poucas pessoas a quem se dar (e assim mesmo sempre com limites), não constroem relações sólidas sempre por medo a perder e se desiludirem, nem que seja no começo de forma inconsciente. Assim sendo começam a ser classificados até como egoístas, pouco se importando para o que gira em seu redor (o que de fato não acontece). Eles desde muito cedo começam a sentir demais e isso lhes causa um sofrimento atroz e aí decidem não se envolver fisicamente porque o emocional já pesa demais.

Abordamos aqui um ponto sensível... normalmente o Borderline se revolta logo que alguém ousa exprimir a mais pequena crítica.
Quando recebe um julgamento pessoal é perfeitamente normal não o suportar e automaticamente sentir como um ataque injustificado.
Porém, algumas críticas, mesmo exageradas, podem ser construtivas, pois abrem novos horizontes, sentimento de auto-análise e pensamentos que antes sequer eram racionalizados dessa forma podem começar a fazer sentido. Por conseguinte, há coisas boas que devem ser aproveitadas em algumas críticas das críticas.
Algumas pessoas sabem como fazer para não se ofenderem com as críticas dos outros. No entanto, até no meio das ditas pessoas “normais”, são infelizmente mais raras e têm cada vez menos lugar na nossa sociedade aquelas que têm capacidade de o fazer e a sociedade tende sobretudo a “recompensar os tanques de guerra”!

Definitivamente se suportamos mal a crítica é provavelmente porque não temos confiança necessária em nós mesmos. Não temos a certeza daquilo que somos e fazemos. Logo que alguém aponta o dedo aos nossos hipotéticos erros ou insinuam que devemos retificar a nossa pontaria, reagimos irritando-nos ou caímos no desespero.
Por conseguinte, comece por seguir o programa explicado anteriormente.
Além disso, deve aprender a não se sentir perseguido sempre que alguém dá uma sugestão um pouco crítica a seu respeito.

Esta será provavelmente a parte mais difícil do seu programa. Tem de adotar sempre a mesma disciplina quando alguém exprimir um julgamento sobre si. Pode aplicar, por exemplo, o exercício de reprogramação explicado num post anterior que inclui alguns exercícios de visualização que o vão ensinar a fazer face a uma situação imaginária.
Em seguida, vai adaptar as suas reações a uma situação verdadeira, de maneira a neutralizá-la.
Não é fácil ao início mas com a prática e vontade de vencer é possível!


By: L.M. - Blog Apenas Borderline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.