Tudo sobre Transtorno de Personalidade Borderline ou Limítrofe, suas POSSÍVEIS Comorbidades e Personalidade Borderline como Comorbidade
Total de visualizações de página
quarta-feira, 30 de julho de 2014
Exercício de Reprogramação para aumentar a sua Segurança
Comece por determinar qual o aspecto da vida que revela maior falta de confiança em si próprio. É possível que este problema seja generalizado; porém, na maioria dos casos, atinge sobretudo um elemento específico, quer se trate do trabalho, das relações afetivas, da escolaridade ou das relações com o sexo oposto.
Quando souber exatamente sobre que ponto dirigir a sua reprogramação, dedique todos os dias alguns minutos a este pequeno exercício:
Exercício do “quadro preto e quadro branco”
Esta técnica muito simples vai ajudar: No quadro preto, escreva os pensamentos negativos, da forma mais concisa possível. Não tenha medo de dizer a verdade! Mais ninguém vai ver os seus quadros. Não hesite em abrir as portas que mantinha pudicamente fechadas até agora. Explore a sua mente. Vá até ao fim da sua pesquisa.
Por exemplo, se a sua falta de confiança se traduzir sobretudo nas suas relações com o sexo oposto, vai escrever no quadro preto pensamentos tais como: “Fui rejeitado uma vez e tenho medo de voltar a sê-lo”, “Sou demasiado orgulhoso para suportar a rejeição”, “Não sou fisicamente atraente”, “Tenho medo de sofrer de impotência passageira”, etc.. É essencial que seja franco consigo próprio e que não dissimule nenhum dos seus motivos secretos.
Após ter lido e relido com desaprovação estas frases e ter destruído o quadro preto, escreva os pensamentos contrários no seu quadro branco.
Para retomar o nosso exemplo, poderá escrever: “Mesmo tendo sido rejeitado uma vez, isso nada significa”, “Tenho motivos para me sentir linda/o e bem”, “Sei que sou fisicamente e mentalmente saudável”, etc..
Tente que as suas afirmações sejam sempre sem se centrarem na palavra "não", como por exemplo: "“Mesmo tendo sido rejeitado uma vez, isso não significa nada”, “Não tenho motivos para ter vergonha do meu físico”, “Não tenho nenhum motivo para sofrer de impotência”, etc. A negação não deve estar presente em pensamentos positivos em nenhuma hipótese.
Utilize o método dos três meses para reforçar os dados adquiridos e com certeza ira sentir uma evolução significativa.
By: L.M. - Blog Apenas Borderline