Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Características nem sempre percebidas e valorizadas para um diagnóstico mais preciso






A sensibilidade extrema dos Border não se fica apenas pelas emoções. São seres que captam mais rapidamente todos os tipos de estímulos entre os 5 sentidos que o ser humano comum possui para perceber o que o rodeia. 

Os Border têm quase sempre 1 sentido a mais, aquele que, se não “educado” os fará sofrer para sempre: a hipersensibilidade emocional... medo às relações pessoais no seu mais profundo íntimo.

Muitas vezes pelo hábito do isolamento e silêncio, quando vão a consultas ou terapias, não são muito ágeis nem prontos a falar dos seus sintomas. É necessária alguma sensibilidade e esclarecimento dos profissionais neste sentido... e ao mesmo tempo fazer entender aos pacientes que é importante toda a informação que possa ser dada ao médico ou terapeuta logo nas primeiras consultas para que a avaliação seja mais precisa.

Sintomas comuns:
Físicos
- Híper-audição
- Alta sensibilidade à luz
- Alta sensibilidade aos sabores
- Sensibilidade a texturas de tecidos
- Luminosidade
- Fatores ambientais

Psíquicos ou Comportamentais:
- Fobia a multidões (desorientação e confusão mental provocadas por ansiedade)
- Explosão emocional com pontos gatilho que podem acontecer apenas por algo que ouvem (por vezes uma palavra bastará), vêm (poderá ser apenas um simples gesto ou levantar de sobrancelha) e que os recordem algum momento traumático de suas vidas.
- Depressão por sentimento de solidão e vazio embora possam estar a todo o momento rodeado de pessoas.
- Mudança repentina de humor, podendo em dias de crise, variar até mais de 10 estados de humor ao dia num espaço de apenas minutos ou até segundos.
- Comportamentos alimentares deficientes (podem ser por excesso ou falta) levando muitas vezes às tão conhecidas bulimia ou anorexia nervosas.
- Sentimento de rejeição afetiva intima por medo a abandono (mesmo que isso não faça nenhum sentido para os demais)

Gostaria antes de mais esclarecer este último ponto:
O abandono nos Borderline não tem a ver somente com o sentido físico mas igualmente emocional que, tanto ou mais que o físico, poderão ter causas desastrosas se não entendidas no interior de cada ser.

By: L.M.A. - Apenas Borderline