Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Borderline e Culpa e baixa Auto-Estima


Normalmente o individuo Borderline tem a tendência inata de culpar tudo e todos pelos acontecimentos que geraram sofrimento… se assim não o fizesse aumentaria o seu sentimento de que não faz nada direito, que nada acontece para eles como para os outros, a infelicidade eterna e consequentemente a automutilação e autodestruição como modo de alivio desse sofrimento.Por outro lado existe o lado inverso... aquele em que alguns Borderline, mesmo que no seu inconsciente, se culpabilizam por tudo o que aconteceu, ou até mesmo possa vir a acontecer em suas vidas. Há que ajudar-los a avaliar cada situação e fazer-los entender que cada acontecimento tem sempre uma causa e que eles não são os culpados do planeta terra ser redondo e não quadrado, porque é exatamente assim que eles se sentem: causa de todos os problemas... diferentes e desintegrados de tudo e todos os que giram à sua volta.
Este 8 ou 80 da forma como analisam e julgam a realidade é absolutamente normal de entender visto que existem várias variantes de TPB e com diferentes graus de gravidade. Como em todas as patologias os sintomas variam de leve, moderado, grave ou muito grave. Penso que não será tão difícil entender isto.

A falta de confiança em si está na origem de imensos danos. Pode gerar medo, travar as suas relações sócio-afetivas, causar insônias, perturbar digestão, minimizar o rendimento pessoal a todos os níveis, enfim, detonar toda uma vida!
No entanto, a menos que seja quase sobre-humano, cada um de nós, mesmo os que se dizem “normais”, tem efetivamente o seu ponto fraco. É raro encontrar pessoas cuja segurança seja total em todos os aspectos ou então, trata-se de pessoas que dissimulam bem.


Resumindo, a confiança é essencial para conquistar e manter a felicidade e o equilíbrio psíquico de qualquer pessoa e não poderia ser diferente no Borderline. A falta de confiança na sua totalidade não existe e por isso não pode ser considerada como uma fatalidade.
Assim que o jeito é trabalhar a auto-estima e moldar o seu Self.

E lembre-se: só você tem o poder de fazer isso, não adianta culpar ninguém!

By: L.M. - Blog Apenas Borderline