Tudo sobre Transtorno de Personalidade Borderline ou Limítrofe, suas POSSÍVEIS Comorbidades e Personalidade Borderline como Comorbidade
Total de visualizações de página
quinta-feira, 31 de julho de 2014
Causas do TPB
As causas integram-se num espectro de fatores bio-psico-sociais.
1 - Os fatores genéticos desempenham um papel importante. O TBP é cinco vezes mais frequente em pessoas que tem um parente de 1º grau com o transtorno.
2 - A probabilidade de um casal, em que pelo menos 1 dos membros seja portador de TPB, ter um filho Borderline é de 75%.
3 - O impacto do ambiente familiar no desenvolvimento da criança é muito grande. Cerca de 80% dos pacientes com TPB vêm o casamento de seus pais como sendo de natureza conflitual.
Muitos pacientes com TPB passaram por abusos físicos e/ou sexuais nas próprias famílias. Mas também se pode dar o caso de haver pacientes com TBP que tiveram familiares absolutamente comuns, ditos normais.
4 - Mudanças sociais por vezes podem interferir na transmissão de valores de inter-gerações e começar desde cedo um sentimento de abandono e frustração, como por exemplo, as crianças serem criadas pelos avós ou outros familiares por força maior e não pelos progenitores.
4 - Fatores psicológicos e constitucionais. A teoria de Kernberg sugere que a patologia básica no TBP é o excesso de agressividade, consequência de um problema constitucional que faz com que a criança reaja em excesso às frustrações parentais habituais ou de uma quantidade excessiva de frustração precoce que traz uma agressividade excessiva como reação a estas frustrações... esta parece ser a teoria mais aceite até ao dia de hoje mas da qual eu discordo totalmente. Isto porque existem Borderlines que jamais foram agressivos em toda a sua vida.
5 - Estudos recentes mostram a importância de um cérebro intacto na formação e manutenção de uma personalidade normal.
Os testes de funcionamento do sistema frontal (lado frontal do cérebro) no TBP parecem mostrar déficits como impulsividade, inflexibilidade cognitiva, pouco auto-monitoramento e dificuldades no processamento de informações.
Estes déficits podem contribuir para as dificuldades comportamentais, interpessoais e emocionais exibidos por pacientes com TBP e ter um impacto significativo nos esforços terapêuticos.
By: L.M. - Blog Apenas Borderline
Marcadores
Anedonia,
Borderline,
Borderline de fronteira Tranquila,
Causas TPB,
Comportamento anti-social,
Diagnóstico TPB,
Limítrofe,
Neurose,
Psicose,
TPB,
TPL,
Transtorno de Personalidade
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.