Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Nem todos os Borderlines são iguais!!





Nem sempre os pacientes são informados, mas existem 4 tipos e 1 subtipo de pacientes Borderline dentro da própria patologia e, assim sendo, não podemos nem devemos generalizar sintomas, características ou quaisquer outros aspetos associados ao termo, embora existam em todas elas alguns fatores comuns.
Isso coloca por vezes mais tensão encima do diagnóstico que em princípio já não é muito fácil de entender e aceitar. Mas vamos então entender quais são as diferenças e como se caracteriza cada uma delas:

TIPOS:


1: Borderline com de características esquizoides e/ou paranoides, mais próxima das psicoses.

2: Borderline com características distímicas e afetivas.

3: Borderline com características anti-sociais e/ou perversas (estes são os pacientes que satisfazem quase todos os critérios da patologia).

4: Borderline com características neuróticas (obsessivo-compulsivas, histéricas e fóbicas) graves.

SUBTIPO:Com alguma frequência é viável existirem casos mistos… é importante saber como detetar os sintomas para chegar à raiz do problema e respetivo tratamento tratando assim a causa e não somente os sintomas.Isso só poderá ser conseguido através de terapia que melhor se adeque ao paciente, como por exemplo, terapias convencionais ou alternativas dando lugar ao auto-conhecimento (entendimento da personalidade de cada um), modo de agir e supostas soluções de auto-controle e conhecimento do self.

Existem fatores que são comuns quase na totalidade dos Borderline e que por vezes nem são analisadas, e até mesmo esquecidas por os profissionais tanto de psicologia como psiquiatria (aqueles que estão devidamente autorizados para diagnosticar e validar um caso Borderline) que deveriam estar presentes logo que se desconfia desta patologia para um diagnóstico mais rápido e eficaz.

Um Borderline diagnosticado corretamente e a tempo é certamente um paciente com possibilidade de cura do Transtorno e com menos sofrimento.

By: L.M.A. - Apenas Borderline