Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Raciocínio Border, Medos e técnica de controle



Falando dos medos há uma coisa importante a ter em atenção: o raciocínio de um Borderline em Transtorno, normalmente, funciona sempre de forma inversa! Não existe ação/reação mas uma reação que terá sempre que ter uma causa… entendem a diferença?

Eu explico melhor e de forma clara para que possam entender: imaginem que alguém ficou de ligar a uma determinada hora e por qualquer motivo não o pôde fazer por nada que tenha a ver com o Borderline mas porque simplesmente ficou presa no trânsito e esqueceu o celular em casa. O Borderline vai pensar automaticamente que a pessoa não ligou porque não quis falar com ele, ou porque ele terá feito algo para desagradar a pessoa, ou porque a pessoa se esqueceu dele… entenderam a diferença?

Não existe lógica nem racionalidade, apenas a sua forma de ver as coisas e o mundo. A sua insegurança toma conta dele e não tem jeito de mudar o fato. Mesmo depois da pessoa dizer que esqueceu o celular e não teve como ligar ele irá sugerir que poderia avisar dum orelhão. Por isso a urgência de trabalhar a auto-estima em todos os sentidos e levar o Borderline a aprender a racionalizar todos os aspetos em sua vida.
Na maior parte das vezes não tem de se levar em consideração o que falam mas, se querem ajudar, devem analisar como se comportam nessas situações em que envolve medo de abandono... para eles pode acontecer a qualquer momento!

Uma das táticas que ajudam no ajustamento deste descontrole é o tentar manter a calma fazendo o seguinte exercício:

− Instale-se confortavelmente e relaxe.

− Visualize uma situação na qual foi “ameaçado” de alguma forma.
− Agora, imagine que as “ameaças” são projéteis especiais: não o podem ferir. Pode visualizá-las sob a forma de balas falsas, flechas com ponta de borracha como aquelas que utilizava quando era criança, ou bolas de papel. Veja-as claramente cair à sua volta, sem que lhe façam mal.

Quando adquirir o hábito de visualizar deste modo situações imaginárias, aplique o processo a uma situação verdadeira. Se se encontrar sob o fogo de uma crítica, compare-a mentalmente a um desses projéteis inofensivos. Ao fim de algum tempo, vai sentir que domina a situação.

Evidentemente que para atingir o objetivo desejado deve aprender a manter a sua calma.

By: L.M. - Blog Apenas Borderline