Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Porque o Borderline se sente Diferente?


Penso que a maior característica do Borderline e também a sua maior dificuldade em geral é tentar entender porque não se enquadra na sociedade tal como é concebida por todos. 

A diferença de como deveria de ser e o que de fato ele sente. Normalmente não tem nada que ver, assim que muitos se sentem autênticos ET´s andando pela vida de forma aleatória sempre buscando alguém semelhante que o possa entender de alguma forma ou algo com que realmente se identifiquem.
Por isso é frequente ouvir relatos de pacientes com TPB que não se estabilizam num lugar, os interesses pessoais vão mudando, rara continuação e preservação de amizades, etc. Isso se deve à busca daquilo que lhe falta que na realidade é a sua própria identidade.

Geralmente estas diferenças são facilmente identificadas por todos os que os rodeiam mais intimamente e de fácil julgamento desde a mais tenra idade, até porque estas características começam a se notar muito cedo.
Por não corresponder aos padrões normais de comportamento os Borderline começam a se sentir "punidos" pelo que sentem, assim sendo, tendem a se afastar e esconder de si mesmos e dos outros até entenderem que esse não é o caminho e que o começo da recuperação começa no dia que ele olha para dentro e verifica que necessita se cuidar e não esperar ser cuidado. 

Outra coisa que é muito importante definir é que não importa que não sejam iguais aos demais... apenas têm de aceitar que são diferentes, sempre serão de alguma forma mas que é isso que define a Personalidade duma pessoa: a sua forma única de ser!

Definida a Personalidade através do autoconhecimento e da renúncia a muitos pilares que terão de ser derrubados, assumirem-se perante a sociedade e entender que dali em diante o fato da aceitação ou não aceitação por parte dos demais terá de passar a ser “problema” deles e não do Borderline!! Podem ter a certeza que o inverso é uma certeza!


Aí pode-se levantar outra questão que é muito usual acontecer: Quando, apesar de não haver risco para os Borderline nem para os demais, continuam a não ser aceites porque sentem e consequentemente agem de forma diferente da maioria, quem tem um problema aqui?

A verdade é que os pacientes com TPB não nasceram debaixo de um ovo nem foram deixados por ET's como a terceira espécie da raça humana. Eles são fruto de pais com a mesma patologia (verifica-se em 80% dos casos) ou vitimas de negligência de alguma forma.
Abençoados aqueles que não querem repetir o ciclo, buscam ajuda e proporcionam uma nova realidade aos que os rodeiam.

Fica aqui o meu respeito pela coragem de assumir que algo tinha de mudar neles e foram á luta!

Fica a reflexão!

By: L.M. - Blog Apenas Borderline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.