Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Borderline e Terapeutas

Os Borderline são pessoas extremamente sensíveis e de fácil apego a quem os entende. Isso buscam toda a vida e a primeira pessoa que pode ter esse efeito de aceitação é precisamente o terapeuta. Não defendo que devem de escolher os terapeutas pelo sexo masculino ou feminino (seria um absurdo) mas definitivamente deverão procurar a melhor terapia que se adapte às suas necessidades e que o faça sentir confortável. A decisão de buscar tratamento já é difícil, se juntarmos a isso mais obstáculos o processo será cada vez menos fácil de atingir. Tentem se informar e buscar sempre alguém confiável, bem preparado e especializado na patologia. Se isso não for feito vai ser um caminho árduo para amboas as partes e provavelmente um caminho para o insucesso.

Outro aspeto a que os terapeutas têm de ter em conta é que jamais pode ser utilizada a forma de serenidade emocional, apatia, silêncio e o olhar de análise em frente a um paciente Borderline. 

A serenidade e apatia serão automaticamente processados como desinteresse e o olhar de analise juntamente com silêncio como sendo uma expressão de julgamento negativo sobre o que estão ouvindo. 
Há que ter em atenção a alta sensibilidade do Borderline e entender que eles necessitam expressões claras de sentimentos, sejam eles quais forem. Os Borderline não suportam a dúvida. Detestam ter de adivinhar alguma coisa. Para eles o mundo deveria ser dividido apenas em dois lados: o branco e o negro, o sim e o não, o correto e o incorreto. Basicamente como vivem tudo na vida: o 8 ou o 80.
Esta característica bem orientada, em certos aspetos, nem é tão má, apenas a sociedade não está preparada para viver deste jeito e aí está o maior problema dos Borderline: a adaptação ao mundo normal e o não entender porque tem de haver cinzentos onde tudo é tão simples de entender nas suas cabeças e modo de percepção. 

De alguma forma, com transtorno ou sem ele, eles sempre viverão deste jeito... em dois mundos diferentes, porque assim tem de ser em alguns momentos de suas vidas.

Definitivamente a sociedade não está preparada a viver sem cinzentos e os Borderline jamais conseguirão viver neles porque a sua essência nunca os permitirá. 

Basicamente ou sentem ou não sentem... não têm meio termo!!

By: L.M. - Blog Apenas Borderline